Os associados do Sindicato e seus dependentes podem ter acesso a um serviço de ambulância 24 horas, com UTI e sem limites do número de chamadas. Por este convênio, a adesão é individual e custa apenas R$ 29 por pessoa. Este serviço deve ser utilizado para a remoção da residência ao hospital e só quando for urgência ou emergência.

A empresa Vida, responsável pelo serviço, tem uma central de atendimento com um médico, que avalia o caso e já dá as primeiras orientações. A ambulância também conta com médico, que faz os primeiros procedimentos ao chamado de emergência.

Por este número de telefone os associados que assinarem contrato com a Vida poderão pedir o socorro em qualquer dia da semana: (21) 3461-8866.

A exposição prolongada a sol forte é fator de risco para o desenvolvimento do câncer de pele. O importante é usar proteção e detectar precocemente o câncer

Estamos em pleno "Dezembro Laranja", mês escolhido para a conscientização sobre a prevenção e detecção precoce do câncer de pele. Segundo o Instituto Nacional do Câncer, esse é tipo de câncer mais frequente no Brasil. Somos um país tropical que convive com altas exposições solares praticamente o ano inteiro.

Estar em contato com a luz do sol é importante para a saúde e o bem-estar, afinal essa é a principal fonte de vitamina D. A deficiência de vitamina D resulta em mineralização inadequada do esqueleto. No entanto, a exposição prolongada a sol forte possibilita o surgimento do câncer de pele, uma doença caracterizada pelo crescimento descontrolado e anormal das células desse órgão (a pele).

Todos que trabalham nas ruas, em contato direto com os raios ultravioletas, devem adotar meios de proteção diários, como passar protetor solar e usar roupas com proteção UV cobrindo os braços e chapéu para ajudar na proteção do rosto. Segundo especialistas, um filtro solar fator de proteção 30 teria eficácia durante 1h30 a 2h. Após esse período é necessária a reaplicação do produto na pele. Quanto maior o fator de proteção, mais tempo ele ‘dura’.

"Nós temos recebido mensagens de companheiros garis, preocupados com a qualidade dos EPIs fornecidos pela Comlurb, para que possam trabalhar com maior segurança no desempenho da limpeza urbana. O Rio é uma cidade turística, depende do nosso trabalho, e sem proteção ou com risco à saúde não temos como corresponder às expectativas da nossa função", ressaltou o presidente do Sindicato, Gilberto Alencar.

O câncer de pele pode aparecer no organismo 20 anos após a exposição intensa ao sol. Portanto, o cuidado é agora. É fundamental que a empresa forneça bloqueadores, chapéus, luvas e outros EPIs. O INCA alerta que não se pode ignorar qualquer ferimento que não cicatrize em até 20 dias. Nesses casos, deve-se procurar um atendimento especializado de saúde o quanto antes.

Utilizando proteção adequada podemos evitar o câncer de pele. E a visita regular ao dermatologista é fundamental para detectar precocemente e tratar o câncer.

O evento Novembro Azul, promovido pelo Siemaco-Rio em parceria com a Facop, teve presença significativa na palestra realizada pelo médico urologista Arnaldo Kacelnik na manhã da última 4ª feira,  dia 22/11. Dezenas de trabalhadores, representantes do Sindicato patronal, diretores do nosso Sindicato e da Facop (fundação de capacitação profissional na área de limpeza) compareceram em massa numa das salas da sede da Fundação, na Avenida Rio Branco, 124, 18° andar.

- Nosso Sindicato mais uma vez firme na campanha de prevenção ao câncer de próstata. Nossa luta é pela vida, pela boa saúde de todos os trabalhadores - ressaltou o companheiro Gilberto Alencar, presidente do Siemaco-Rio. 

O médico especialista em câncer de próstata iniciou a palestra com a seguinte frase, que chamou muita atenção dos presentes: "o que mais me preocupa nos meus pacientes é o que eles não sentem, pois o câncer de próstata é assintomatico em fase inicial". Com essa premissa, doutor Arnaldo iniciou a palestra explicando que, muitas vezes, o paciente está com câncer e não sente nada. E outras vezes, o paciente urina pouco, tem sangue na urina, secreção, pouco jato e não apresenta a doença. Segundo o urologista, só os exames vão detectar a doença.

O médico também reforçou sobre a importância dos exames periódicos a partir dos 45 anos. Segundo ele, este tipo de doença é o que mais mata homens no mundo e o preconceito estigmatizado em relação ao toque retal reforça os riscos de um diagnóstico tardio.

"Temos que parar com essa ideia ultrapassada de que o toque faz com que sejamos menos homens. Tem paciente que prefere fazer o PSA (aferição de disfunção da próstata pelo exame de sangue). Mas eu sempre aviso que o toque retal é muito mais eficaz porque o PSA pode apresentar um falso negativo para câncer", assegurou o médico.

Ao final da palestra, que durou quase duas horas, todos tiveram a oportunidade de tirar suas dúvidas e o médico prestou todos os esclarecimentos solicitados. Os presentes ao evento também participaram de sorteio de brindes e, em seguida, de um saboroso lanche preparado pelas equipes do Siemaco-Rio e da Facop. O grupo musical Chegando de Surpresa esteve no evento e teve sua participação exigida pelos fãs trabalhadores, com o aplauso do presidente da Federação da nossa categoria Manoel Meireles.






 

A Campanha Outubro Rosa, realizada todo ano pelo SIEMACO-RIO, teve mais um evento com presença maciça de trabalhadores do Asseio e da Comlurb no último dia 19/10, na sede da Facop, na Avenida Rio Branco, Centro do Rio. O evento contou com a palestra do renomado médico Dásio Simões, cirurgião, proctologista, psiquiatra e membro do Colégio Americano de Cirurgiões. Além das inúmeras informações e esclarecimentos prestados pelo médico, quem foi ao evento pôde aferir glicose, pressão arterial e ganhou exames preventivos e mamografia.

Os trabalhadores e trabalhadoras também participaram de sorteio de brindes, ganharam camisa da campanha e puderam confraternizar com diretores do Siemaco-Rio, do Seac e da Facop durante um café da manhã especialmente preparado para o evento.

O doutor Dasio Simões tirou dúvidas e mostrou como prevenir o câncer de mama. Ao final da palestra, ele recebeu da diretoria do Siemaco-Rio a réplica, em tamanho reduzido, de um dos caminhões da Comlurb, como símbolo do Asseio e Limpeza Urbana do Rio de Janeiro.

"Que presente lindo recebi. Jamais esquecerei essa categoria que tanto estimo e respeito. Espero que eu tenha prestado esclarecimentos suficientes sobre prevenção", ressaltou o médico.

O presidente do Sindicato, companheiro Gilberto Alencar, também elogiou o evento. "O evento deste ano superou as expectativas. A organização e o cuidado da nossa equipe do Sindicato foi primordial. Também agradeço ao Gerente Operacional da Facop no Rio de Janeiro Edson Schueler e sua equipe pela participação e suporte neste evento tão importante", ressaltou Gilberto.

A palestra da Enfermeira e Professora Vivian Fernanda Freire Soares Magalhães, realizada ontem, 17 de outubro, no CS Fundão para as trabalhadoras da empresa Kiargos, terceirizada que presta serviços de asseio e conservação, abriu a campanha do Outubro Rosa do nosso Sindicato. Na palestra, a enfermeira transmitiu informações importantes para a prevenção do câncer de mama.

A vice-presidente do Siemaco-Rio, Fátima Santos, e a diretora suplente Ingracia Regina Pires Silva estiveram à frente da organização do encontro. "Essa é uma missão importante do Sindicato e estamos aqui para fazer a nossa parte", comentou Fátima.

Com o auditório bastante frequentado, as trabalhadoras receberam informações e participaram de um sorteio de cestas básicas. As funcionárias Elisa e Keila foram as sorteadas. Após a palestra, a Enfª Vivian agradeceu à Presidência do Sindicato pela oportunidade que proporciona à categoria e aproveitou para atender às trabalhadoras no local.

– Nosso Sindicato não deixa de realizar a campanha do Outubro Rosa. Temos um enorme contingente de mulheres em nossa categoria e a prevenção ao câncer de mama é muito importante – destacou o presidente do Siemaco-Rio Gilberto Alencar. 

Veja as fotos e assista o vídeo.




SIEMACO DIA DA MULHER NEGRA LATINA E CARIBENHA.jpeg

Resistir, construir e avançar são verbos que as mulheres negras carregam consigo historicamente. Da luta contra a escravidão aos tempos atuais, elas fazem a micro e macro política nas ruas e nas arenas públicas.

Assim, no Dia da Mulher Negra, Latina e Caribenha, essa história precisa ser lembrada. Como mostra a célebre frase de Jurema Werneck: “Nossos passos vêm de longe”.

E por que ainda é preciso lutar?

O Dia da Mulher Negra, Latina e Caribenha reforça a luta histórica das mulheres por sobrevivência em uma sociedade estruturalmente racista e machista.

De acordo com o Atlas da Violência de 2022, 66% de todas as mulheres assassinadas no país naquele ano eram negras. Além disso, 63% das casas chefiadas por mulheres negras estão abaixo da linha da pobreza, de acordo com a última Síntese dos Indicadores Sociais do IBGE.

Contudo, uma vez garantida a vida e superada a miséria, os desafios continuam.

Breve histórico

O Dia da Mulher Negra, Latina e Caribenha foi instituído em 1992 no 1º Encontro de Mulheres Afro-latino-americanas e Afro-caribenhas, na República Dominicana. O evento surgiu para dar visibilidade à luta das mulheres negras contra a opressão de gênero, a exploração e o racismo.

No Brasil, a data homenageia a líder quilombola Tereza de Benguela, símbolo de luta e resistência do povo negro.

Tereza de Benguela, a grande homenageada do Dia da Mulher Negra, Latina e Caribenha, foi uma líder quilombola que ajudou comunidades negras e indígenas na resistência à escravidão no século XVIII. Após a morte do marido, José Piolho, Tereza assumiu o comando do Quilombo Quariterê e o liderou por décadas. Ficou conhecida por sua visão vanguardista e estratégica.

No Siemaco-Rio é forte a representatividade da mulher negra, através de muitas companheiras, mas especialmente de Fátima Santos, negra e primeira mulher na vice-presidência do Sindicato em 70 anos de existência.

Vamos juntos, companheiras e companheiros, na luta por igualdade, respeito e direitos!

Página 1 de 55