SIEMACO-Rio

SIEMACO-Rio

BPCS 77

Após a primeira fase da correção dos desvios de função na Companhia, surgem denúncias de possíveis erros na indicação dos trabalhadores a serem reenquadrados. O Presidente do Sindicato, Gilberto Alencar, e o Secretário-geral Antonio Carlos já trataram do assunto com a Diretoria da Comlurb e explicam nesta edição do "Bate-papo com o Sindicato" como os insatisfeitos devem agir. Assista.

Nosso Sindicato teve participação fundamental na luta por essa Norma

Desde o início do ano, está em vigor a NR 38, a Norma Regulamentadora da Limpeza Urbana. Após 12 anos de luta, os trabalhadores já podem comemorar a implementação de uma norma que tem como objetivo principal a saúde e a segurança da categoria, que muito contribui para o bem-estar das cidades brasileiras.

A diretoria do Siemaco-Rio integrou a comissão que apresentou em Brasília a proposta final da NR 38, em setembro do ano passado. O Sindicato teve participação efetiva na elaboração da norma através dos diretores Olimpio Barroso, Erivaldo Bandeira, Jeová Vieira e Paulo Ernani.

A NR 38 é destinada à Segurança e Saúde no Trabalho em Limpeza Urbana e Manejo de Resíduos Sólidos. Ela teve sua Portaria MTP nº 4.101 publicada em 20 de dezembro de 2022 e foi classificada como NR Especial, porque estabelece requisitos e medidas de prevenção referentes a essas atividades. Além disso, a norma define como responsabilidade da empresa a implementação de ações de Segurança e Saúde para as funções executadas pelos trabalhadores.

O presidente do Sindicato, Gilberto Alencar comemorou este início de 2024 com a publicação dessa norma protetiva. “Antes de mais nada, a NR 38 é uma norma que trata diretamente sobre como devem ser feitos os trabalhos da limpeza urbana. Nesse sentido, tem o objetivo de regulamentar de forma segura e sadia as atividades feitas por trabalhadores da nossa categoria. Precisamos desses avanços para a prevenção de acidentes e doenças ocupacionais”, ressaltou Gilberto.

O que diz a NR 38?

A NR 38 define os requisitos mínimos e as diretrizes da limpeza urbana, que são as atividades que envolvem todo o processo de coleta de resíduos sólidos, varrição, transbordo, manutenção de áreas verdes, tratamento de resíduos, ecoponto, triagem de recicláveis, destinação fina, pintura de meio-fio, capina e roçagem de terrenos, lavagem e conservação de monumentos públicos, limpeza e conservação de túneis, limpeza de feiras, vias e praças.

BPCS 76 thumb

Após a correção dos desvios de função na Companhia, a implantação final do Plano de Carreira, Cargos e Salários (PCCS) entra na última fase. Agora a empresa vai analisar os pedidos de revisão dos trabalhadores que consideram que não tiveram a devida correção do desvio de função e também daqueles que foram reenquadrados mas acham que houve algum erro nesse reenquadramento. É o que explicam o presidente do Sindicato, Gilberto Alencar, e o diretor Francisco Carvalho nesta edição do "Bate-papo com o Sindicato". Assista.

FPSS BPCS 75 Desktop

No "Bate-papo com o Sindicato" desta semana, o presidente Gilberto Alencar e o Secretário-geral Antônio Carlos trazem outras Informações e esclarecem novas dúvidas dos trabalhadores da Comlurb sobre a regularização de quem estava em situação de desvio de função. A partir do primeiro vídeo sobre o assunto, muitos trabalhadores procuraram o Sindicato com questionamentos sobre quem tem direito ao enquadramento e quem não tem. E para sanar todas as dúvidas, os diretores gravaram novos esclarecimentos. A informação oficial sobre o assunto é aqui no canal do seu Sindicato. Assista o vídeo.

BoletimDez23 page 0001

BoletimDez23 page 0002

 

Os associados do Sindicato e seus dependentes podem ter acesso a um serviço de ambulância 24 horas, com UTI e sem limites do número de chamadas. Por este convênio, a adesão é individual e custa apenas R$ 29 por pessoa. Este serviço deve ser utilizado para a remoção da residência ao hospital e só quando for urgência ou emergência.

A empresa Vida, responsável pelo serviço, tem uma central de atendimento com um médico, que avalia o caso e já dá as primeiras orientações. A ambulância também conta com médico, que faz os primeiros procedimentos ao chamado de emergência.

Por este número de telefone os associados que assinarem contrato com a Vida poderão pedir o socorro em qualquer dia da semana: (21) 3461-8866.

A exposição prolongada a sol forte é fator de risco para o desenvolvimento do câncer de pele. O importante é usar proteção e detectar precocemente o câncer

Estamos em pleno "Dezembro Laranja", mês escolhido para a conscientização sobre a prevenção e detecção precoce do câncer de pele. Segundo o Instituto Nacional do Câncer, esse é tipo de câncer mais frequente no Brasil. Somos um país tropical que convive com altas exposições solares praticamente o ano inteiro.

Estar em contato com a luz do sol é importante para a saúde e o bem-estar, afinal essa é a principal fonte de vitamina D. A deficiência de vitamina D resulta em mineralização inadequada do esqueleto. No entanto, a exposição prolongada a sol forte possibilita o surgimento do câncer de pele, uma doença caracterizada pelo crescimento descontrolado e anormal das células desse órgão (a pele).

Todos que trabalham nas ruas, em contato direto com os raios ultravioletas, devem adotar meios de proteção diários, como passar protetor solar e usar roupas com proteção UV cobrindo os braços e chapéu para ajudar na proteção do rosto. Segundo especialistas, um filtro solar fator de proteção 30 teria eficácia durante 1h30 a 2h. Após esse período é necessária a reaplicação do produto na pele. Quanto maior o fator de proteção, mais tempo ele ‘dura’.

"Nós temos recebido mensagens de companheiros garis, preocupados com a qualidade dos EPIs fornecidos pela Comlurb, para que possam trabalhar com maior segurança no desempenho da limpeza urbana. O Rio é uma cidade turística, depende do nosso trabalho, e sem proteção ou com risco à saúde não temos como corresponder às expectativas da nossa função", ressaltou o presidente do Sindicato, Gilberto Alencar.

O câncer de pele pode aparecer no organismo 20 anos após a exposição intensa ao sol. Portanto, o cuidado é agora. É fundamental que a empresa forneça bloqueadores, chapéus, luvas e outros EPIs. O INCA alerta que não se pode ignorar qualquer ferimento que não cicatrize em até 20 dias. Nesses casos, deve-se procurar um atendimento especializado de saúde o quanto antes.

Utilizando proteção adequada podemos evitar o câncer de pele. E a visita regular ao dermatologista é fundamental para detectar precocemente e tratar o câncer.

BPCS 74 Thumb

Com a correção do desvio de função de vários trabalhadores, em ato realizado na Companhia no dia 7 de dezembro último, a finalização do novo PCCS na Comlurb deu mais um passo. O PCCS foi uma conquista do Sindicato no Acordo Coletivo de 2018 e agora beneficia muitos trabalhadores que exerciam funções há muitos anos sem o devido reconhecimento. Assista!

Com a correção do desvio de função de vários trabalhadores, em ato realizado na Companhia no dia 7 de dezembro último, a finalização do novo PCCS na Comlurb deu mais um passo. O PCCS foi uma conquista do Sindicato no Acordo Coletivo de 2018 e agora beneficia muitos trabalhadores que exerciam funções há muitos anos sem o devido reconhecimento. Veja as imagens!

BPCS 73 thumb

No "Bate-papo com o Sindicato" desta semana, o Secretário-geral Antônio Carlos e a diretora Social, Celina Gonçalves, trazem Informações sobre benefícios que os trabalhadores das Empresas de Asseio e Conservação e também de Limpeza Urbana particulares têm pela Convenção Coletiva e muitas vezes desconhecem. Neste programa, o Sindicato explica os direitos e auxílios em dinheiro que todos os trabalhadores dessas empresas privadas têm através do BSF, Benefício Social Familiar. Essa é uma conquista do Siemaco-Rio para toda a categoria. Fique por dentro destes direitos neste vídeo e deixe seus familiares avisados.
Página 1 de 107